9.1.07

ECS 12


ECS 12

A minha trajetória nesta interdisciplina começou com um texto que identificou muito bem o estava sentindo naquele momento, O Conto da Ilha Desconhecida para mim foi muito interessante, pois mostrou que embora muitas coisas já tenham sido feitas ou descobertas temos que ir em busca de algo nova para nossa prática docente.
Com as reflexões feitas a partir dos pensadores Karl Marx, Engel, Weber, Durkheim podemos trazer e comparar com a nossa realidade.
As atividades de visitas aos blogs eu achei muito interessante, além de conhecer o pensamento, a realidade, a cultura de outras pessoas e de outros países podemos compartilhar deixando e recebendo comentários. Quando puder certamente vou usar esta técnica com meus alunos.
Todas as atividades foram satisfatórias, embora algumas foram realizada com dificuldades e não renderam o que era para render, como as atividades em grupos e a wikistória.
Mas com muito esforço e ajuda dos colegas, tutores, professores, os desafios foram vencidos.

5.1.07

ECS 10


RELATO FINAL

Como já relatei na primeira postagem foi complicado realizar esta tarefa no tempo previsto, pois só agora estou concluindo. Posso disser que esta atividade foi bem produtiva, ela faz uma interação entre as alunas de todos os pólos, gostaria muito usar este recurso com meus alunos, mas infelizmente minha escola inda não está informatizada.

ECS 11


Lendo o texto Desigualdade Educativa Estruturais no Brasil e visitando os sítios vejo que há muito por fazer pela educação, apesar das mudanças ocorridas desde a década de 30, muitas coisa melhorou, mas está longe de ser uma educação igualha.
Como podemos ver nas tabelas do texto a educação no nosso país é desigual entre classes sociais e entre o desenvolvimento das regiões.
Os governantes municipais, estaduais e federais tem a maior culpa por toda esta desigualdade, eles falam que fazem muito pela educação, mas o que é feito é quase nada se comparado com a educação em outros países.
Não podemos negar que há alguns projetos que amenizam um pouco esta desigualdade, como o Pro Uni, o FUNDEB, a Tecnologia na Educação etc.
A municipalização da educação já esta bem visível no nosso cidade, em relação as tecnologias as escolas municipais já podem contar com laboratórios de informática, enquanto algumas escolas estaduais só agora estão recebendo este recurso e outras estão longe de receber.

DESAFIO 2

DESAFIO 2

A disposição dos computadores no laboratório e tão importante quanto terem eles para ser utilizados.
O professor ou monitores tem que ter visão de todos os monitores para poder acompanhar todo o trabalho dos alunos.
Nesta escola encontrei os todos os computadores voltados para a professora/monitor.
Mesmo sabendo que a tecnologia é uma ferramenta pedagógica tem que haver algumas restrições para que esta não se perca no seu real objetivo.
O acesso a inúmeros assuntos é um dos principais objetivos das ferramentas na educação, desenvolvendo assim o senso crítico de seus alunos.
Infelizmente muitos professores ainda não perceberam que a aprendizagem dos alunos pode se tornar mais rica, mais atrativa... com a utilização das TICs como ferramenta pedagógica.